segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Na semana da Educação Infantil, foi feita uma reportagem nesta Escola e  divulgada pela TV MEC. Veja o vídeo no  link abaixo.


DIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Crianças precisam brincar para garantir o aprendizado futuro




Em 25 de agosto comemora-se o Dia Nacional da Educação Infantil, período referente à creche e à pré-escola para crianças de até cinco anos de idade. A data é uma homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, falecida em 2010 em um terremoto no Haiti, e pretende alertar sobre a importância da educação infantil para o futuro das crianças.
De acordo com a diretora do Jardim de Infância da 404 Norte, escola pública de Brasília, Rosimara Moreschi de Albuquerque, uma educação infantil de qualidade define o futuro de uma criança. “Se um aluno vai bem no ensino médio é porque a base dele foi bem trabalhada na educação infantil. Piaget dizia que se não trabalharmos bem essa base, provavelmente o aluno apresentará no futuro alguma dificuldade de conteúdo”, afirma Rosimara.
A diretora também destaca que o brincar tem uma importância fundamental na educação infantil, e que é importante que as escolas não queimem etapas, deixando as brincadeiras em segundo plano para acelerar o processo de aprendizagem. “A criança aprende muito brincando. O brincar é o momento que a criança consegue se relacionar e descobrir novos mundos”, enfatiza Rosimara, que diz que nunca permitiu que seus filhos queimassem etapas, e que fez questão que eles aproveitassem essa fase com muitas brincadeiras.
Assim como Rosimara, a professora Gabriela Fernandes também defende o brincar como etapa fundamental no aprendizado da criança. “O brincar na educação infantil é por onde passa todo o aprendizado das crianças. É o espaço onde permeia a construção de todo o conhecimento. No sentido motor, é mais importante ainda: a criança aprende a se equilibrar, pular de um pé só, pular corda”, ressalta a docente. 
Ela também diz que é importante que as crianças frequentem o ambiente escolar desde cedo. “Temos uma geração de crianças muito mais espertas e com mais acesso à informação. É importante já ingressarem no sistema educacional”, diz. Além disso, ela acredita que deixar um filho na escola é melhor do que deixar com uma babá.
Conselho – Para auxiliar os docentes na importante missão de educar os pequenos, o Jardim de Infância da 404 Norte também tem um conselho escolar que conta com a participação de pais. O objetivo é que escola e família trabalhem juntos para que as crianças tenham uma educação de qualidade. 
Virgília Fumian Gomes, mãe de um dos alunos do Jardim de Infância, faz parte do conselho escolar, e diz que essa proximidade com a escola ajuda a construir um elo entre família e escola. Ela defende que a escola não é uma educadora isolada, e que deve ser vista como uma parceira no desenvolvimento cognitivo e social da criança, não como única responsável.
“Quando você participa ativamente da escola, você vê o crescimento do seu filho. Havendo parceria entre família e escola temos condições de ter em casa um filho que terá um futuro garantido”, defende Virgília.




CULMINÂNCIA DO FOLCLORE


       Nesta semana de 21 a 23 de agosto, foram realizadas atividades pedagógicas relacionada à semana da Educação Infantil, tendo como foco o "Folclore Brasileiro". Tivemos apresentações das turmas e no final das as atividades as crianças trouxeram comidas típicas para um lanche coletivo.

















Acompanhem os links abaixo:



PLENARINHA UNIVERSO DO BRINCAR


                    No dia 16 de agosto foi trabalhada uma atividade que envolve a psicomotricidade, a ludicidade e a imaginação. Essa atividade proporcionou às crianças a vivenciarem o trabalho do brincar e da criação da história. Foi um momento de muita interação e as crianças aproveitaram bastante!













Acesse os links dos vídeos abaixo para visualizarem as atividades realizadas:




COPA DO MUNDO 

2018


                As crianças tiveram a oportunidade de serem os Atletas da sua Escola!